top of page
  • Foto do escritorCMOS

Zine "Metamorfoses em Quedas D'água"

A proposta da Fanzine “Metamorfoses em Quedas D’água” tem como tema principal a memória da classe popular de Votorantim e seus movimentos de luta no urbano, encaixando-se no eixo temático “Votorantim Ontem e Hoje” do edital de apresentações culturais da ação emergencial Aldir Blanc de Votorantim.

O nome escolhido para essa edição, faz referência às quedas d’água avistadas pelos primeiros que habitaram esse território e o denominaram em Tupí-Guaraní por “boturati”, cascatas essas onde as águas que atravessam as rochas nunca são as mesmas, portando, trazendo um indicativo da constante transformação metamorfoseada no espaço.

Neste trabalho serão expostos registros iconográficos, cartográficos, textuais, documentais, ilustrações, figuras e reflexões acerca do período histórico que marcou a fundação da cidade de Votorantim com a instalação das indústrias, buscando dar um enfoque nas ações da classe popular no espaço em que a sociedade se realiza. Não obstante, buscaremos relacionar também as relações do território votorantinense com o município de Sorocaba, visto que, antes de acontecer a emancipação de Votorantim, as duas compunham uma só cidade, marcando assim, um processo histórico que também faz parte da história desse território. No período contemporâneo, buscar-se-á apresentar registros que ilustrarão os movimentos de luta da classe popular do município, em vistas de dar base para que essa população se reconheça no acontecer da dinâmica social da cidade.

Maiara de Proença Bernardino & João P. Bernardino


Clique no Link para acessar, ou baixe a obra completa:

https://sites.google.com/view/metamorfosesemquedasdagua/p%C3%A1gina-inicial


Fanzine Metamorfoses em Quedas D'água_BE
.
Download • 1.64MB






42 visualizações0 comentário
bottom of page